Estações do Metrô de São Paulo passam a contar com salas sensoriais voltadas a pessoas com autismo

09/04/2025

As estações Pinheiros e Santa Cruz do metrô de São Paulo passaram a contar com salas sensoriais desenvolvidas para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ansiedade ou sensibilidade a estímulos sensoriais. A implantação dos espaços foi realizada por meio de iniciativas da ViaMobilidade, concessionária responsável pelas linhas, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

As salas foram planejadas como ambientes de refúgio diante da sobrecarga sensorial comum ao ambiente metroviário, como sons intensos, aglomerações e luzes fortes. Na Estação Pinheiros, por exemplo, o espaço está localizado no mezanino superior e conta com isolamento acústico, tatames acolchoados, pufes, brinquedos, balanço em formato de trem e decoração em tons suaves.

A criação dessas estruturas teve origem em uma experiência vivida pela arquiteta Ana Paula Chacur, cuja filha, Helena, autista nível 3, enfrentou uma crise sensorial na Estação Jabaquara. Após ser acolhida por funcionários do metrô, Chacur passou a idealizar um ambiente adequado para situações semelhantes. A proposta resultou na inauguração da primeira sala sensorial no metrô paulistano, localizada na Estação Tatuapé, em 2023. Posteriormente, a arquiteta também participou do projeto das salas instaladas nas estações Santa Cruz e Barra Funda. No entanto, ela não esteve envolvida na concepção da sala da Estação Pinheiros.

Segundo André Costa, diretor da ViaMobilidade Linhas 8 e 9, "oferecer aos clientes serviços que tornem seus deslocamentos diários mais confortáveis, é ter o bem-estar aliado à mobilidade. Assim, temos como missão promover o respeito e o acolhimento aos diversos perfis de pessoas que atendemos diariamente".

O funcionário aprendiz Flávio de Jesus, que atua na ViaMobilidade e é uma pessoa com TEA, destacou a importância da iniciativa: "Precisamos compreender que os neurodivergentes possuem suas diferenças. Às vezes, coisas rotineiras e simples para algumas pessoas, para nós são diferentes e mais complexas".

As novas salas sensoriais foram inauguradas em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, e fazem parte de uma política mais ampla de inclusão nos serviços de transporte público da capital paulista.



Portal Azul - Informações: (61) 98678.4193 - WhatsApp (enviar mensagem)